Aprovação e proposição de atividades de extensão (cursos, programas, projetos, eventos, prestações de serviços)

Docentes:

Todas as ações de extensão deverão ser aprovadas pelo departamento ao qual pertence o docente , antes da aprovação pelo Colegiado do Cenex e disponibilização de número de registro no Siex.

A tramitação dos processos de aprovação das atividades de extensão, a partir de 10/09/2020 passou a ser realizada por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI).    Cada modalidade de atividade de extensão deverá ser proposta por meio de um processo próprio : Proposição de projeto, programa, curso, evento, prestação de serviços : pesquisar na busca e ler a base de conhecimento.

Fluxo de processos para aprovação das atividades de extensão para docentes:

1º Análise do projeto da atividade pelo colegiado do Cenex: para verificação se a atividade de extensão atende às diretrizes da extensão: Enviar o projeto via SEI coordenação: ECI-CNX-CH e secretaria ECI-SECCENEX , com antecedência de, pelo menos, uma semana, para que possa ser repassado em reunião de colegiado.

O mesmo processo deverá ser utilizado para as aprovações das demais instâncias necessárias.

Data das reuniões do colegiado em 2023/1: última semana do mês.

2º Autorização da chefia do departamento ao qual pertence o docente: via processo SEI : enviar número de processo no SEI para a coordenação: ECI-CNX-CH e ECI-SECCENEX (SECRETARIA)

3º Congregação (via envio processo no SEI para a secretaria geral), somente se necessário: consultar no regulamento Cenex , constante neste site antes, para verificação da necessidade de aprovação pela congregação da ECI.

Dúvidas SEI/ UFMG e treinamento:

Dúvidas ou problemas técnicos com o sistema SEI deverão ser reportados à equipe responsável pelo SEI: sei@ufmg.br

TAES/UFMG:

Fluxo de processos para aprovação das atividades de extensão para TAES:

1º Análise do projeto da atividade pelo colegiado do Cenex: para verificação se a atividade de extensão atende às diretrizes da extensão: Enviar o projeto via SEI coordenação: ECI-CNX-CH e secretaria ECI-SECCENEX , com antecedência de, pelo menos, uma semana, para que possa ser repassado em reunião de colegiado.

O mesmo processo deverá ser utilizado para as aprovações das demais instâncias necessárias.

2º Ciência da chefia imediata do TAE (Via processo no SEI): enviar número de processo no SEI para a secretaria Cenex e coordenação. (ECI-CNX-CH (coordenação e ECI-SECCENEX (SECRETARIA)

3º Congregação (via envio processo no SEI para a secretaria geral), somente se necessário: consultar no regulamento Cenex , constante neste site antes, para verificação da necessidade de aprovação pela congregação da ECI.

Data das reuniões do colegiado em 2023/1: última semana do mês.

No caso de servidor TAE coordenar a atividade de extensão: curso, evento, projeto, programa e prestação de serviço, é necessário registro de um docente da ECI na equipe do Siex para  coordenação acadêmica .

Tanto para docentes quanto para TAES a necessidade de aprovação das atividades pela Congregação deve ser consultada no regulamento do Cenex , caso necessário, enviar o processo também para a secretaria geral para que seja aprovado em reunião de congregação.

site secretaria geral ECI : https://secretariageral.eci.ufmg.br/

De acordo com as resoluções da extensão na UFMG, a participação dos discentes na equipe das atividades de extensão (programas, projetos, eventos, cursos e prestação de serviço) e registro deles  no Siex (Sistema de Informação da Extensão)  é obrigatória:


A participação discente é condição sine qua non para haver extensão universitária no Brasil.

link para as resoluções da extensão:

 https://www.ufmg.br/proex/documentos/resolucoes/

veja o novo regimento do cenex, aprovado em 05/10/2021:

https://cenex.eci.ufmg.br/wp-content/uploads/2021/10/Regulamento-cenex-ECI-2021.pdf

Processo de aprovação dos Cursos de Extensão na Modalidade Aperfeiçoamento

São aprovados pela Câmara de extensão da Proex : cursos de aperfeiçoamento com carga horária a partir de 180 horas:

https://www.ufmg.br/proex/documentos/resolucoes/

Informações:

Orientações gerais sobre como registrar qualquer atividade de extensão:

Problemas técnicos com o Siex: siex@proex.ufmg.br

Dúvidas ou problemas técnicos com o sistema SEI deverão ser reportados à equipe responsável pelo SEI: sei@ufmg.br

Atenção:

Nova Resolução Prestação de serviços/consultoria: 13/2022 de 01/12/2022 revogou a resolução 10/95:

https://cenex.eci.ufmg.br/wp-content/uploads/2023/03/Resolucao-13-2022-revoga-10-95.pdf

Convênios : informações

acessar site setor de convênios UFMG:

Informações aos coordenadores de atividades de extensão sobre a gestão financeira, pela Fundep, de cursos e eventos pagos:

Novos cursos e eventos pagos:

e-mail: novosprojetos@fundep.com.br

Cursos já existentes: suporte.extensao@fundep.com.br

E-mail para alunos dos cursos de extensão gerenciados financeiramente pela Fundep: suporte.extensao@fundep.com.br

Telefone Fundep (31) 2342-1212

Coordenador de projeto

Acessar: https://ec.fundep.ufmg.br/Site/login/login.aspx (Espaço do Coordenador)

Fale com a Fundep: https://www.fundep.ufmg.br/form

Perguntas frequentes Fundep: https://www.fundep.ufmg.br/faq

Atenção:

Verifique na Fundep se houve alteração dos documentos abaixo:

FICHA PARA GESTÃO

Formulário para composição da equipe do projeto

Protocolo cursos_

Protocolo_eventos

Telefone Fundep (31) 2342-1212