Docentes:
Todas as ações de extensão deverão ser aprovadas pelo departamento ao qual pertence o docente , antes da aprovação pelo Colegiado do Cenex e disponibilização de número de registro no Siex.
A tramitação dos processos de aprovação das atividades de extensão, a partir de 10/09/2020 passou a ser realizada por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Cada modalidade de atividade de extensão deverá ser proposta por meio de um processo próprio : Proposição de projeto, programa, curso, evento, prestação de serviços : pesquisar na busca e ler a base de conhecimento.
Fluxo de processos para aprovação das atividades de extensão para docentes:
1º Análise do projeto da atividade pelo colegiado do Cenex: para verificação se a atividade de extensão atende às diretrizes da extensão: Enviar o projeto via SEI coordenação: ECI-CNX-CH e secretaria ECI-SECCENEX , com antecedência de, pelo menos, uma semana, para que possa ser repassado em reunião de colegiado.
O mesmo processo deverá ser utilizado para as aprovações das demais instâncias necessárias.
Data das reuniões do colegiado em 2023/1: última semana do mês.
2º Autorização da chefia do departamento ao qual pertence o docente: via processo SEI : enviar número de processo no SEI para a coordenação: ECI-CNX-CH e ECI-SECCENEX (SECRETARIA)
3º Congregação (via envio processo no SEI para a secretaria geral), somente se necessário: consultar no regulamento Cenex , constante neste site antes, para verificação da necessidade de aprovação pela congregação da ECI.
Dúvidas SEI/ UFMG e treinamento:
Dúvidas ou problemas técnicos com o sistema SEI deverão ser reportados à equipe responsável pelo SEI: sei@ufmg.br
TAES/UFMG:
Fluxo de processos para aprovação das atividades de extensão para TAES:
1º Análise do projeto da atividade pelo colegiado do Cenex: para verificação se a atividade de extensão atende às diretrizes da extensão: Enviar o projeto via SEI coordenação: ECI-CNX-CH e secretaria ECI-SECCENEX , com antecedência de, pelo menos, uma semana, para que possa ser repassado em reunião de colegiado.
O mesmo processo deverá ser utilizado para as aprovações das demais instâncias necessárias.
2º Ciência da chefia imediata do TAE (Via processo no SEI): enviar número de processo no SEI para a secretaria Cenex e coordenação. (ECI-CNX-CH (coordenação e ECI-SECCENEX (SECRETARIA)
3º Congregação (via envio processo no SEI para a secretaria geral), somente se necessário: consultar no regulamento Cenex , constante neste site antes, para verificação da necessidade de aprovação pela congregação da ECI.
Data das reuniões do colegiado em 2023/1: última semana do mês.
No caso de servidor TAE coordenar a atividade de extensão: curso, evento, projeto, programa e prestação de serviço, é necessário registro de um docente da ECI na equipe do Siex para coordenação acadêmica .
Tanto para docentes quanto para TAES a necessidade de aprovação das atividades pela Congregação deve ser consultada no regulamento do Cenex , caso necessário, enviar o processo também para a secretaria geral para que seja aprovado em reunião de congregação.
site secretaria geral ECI : https://secretariageral.eci.ufmg.br/
De acordo com as resoluções da extensão na UFMG, a participação dos discentes na equipe das atividades de extensão (programas, projetos, eventos, cursos e prestação de serviço) e registro deles no Siex (Sistema de Informação da Extensão) é obrigatória:
A participação discente é condição sine qua non para haver extensão universitária no Brasil.
link para as resoluções da extensão:
https://www.ufmg.br/proex/documentos/resolucoes/
veja o novo regimento do cenex, aprovado em 05/10/2021:
https://cenex.eci.ufmg.br/wp-content/uploads/2021/10/Regulamento-cenex-ECI-2021.pdf
Processo de aprovação dos Cursos de Extensão na Modalidade Aperfeiçoamento
São aprovados pela Câmara de extensão da Proex : cursos de aperfeiçoamento com carga horária a partir de 180 horas:
https://www.ufmg.br/proex/documentos/resolucoes/
Informações:
Orientações gerais sobre como registrar qualquer atividade de extensão:
Dúvidas ou problemas técnicos com o sistema SEI deverão ser reportados à equipe responsável pelo SEI: sei@ufmg.br
Atenção:
Nova Resolução Prestação de serviços/consultoria: 13/2022 de 01/12/2022 revogou a resolução 10/95:
https://cenex.eci.ufmg.br/wp-content/uploads/2023/03/Resolucao-13-2022-revoga-10-95.pdf
Convênios : informações
acessar site setor de convênios UFMG:
Informações aos coordenadores de atividades de extensão sobre a gestão financeira, pela Fundep, de cursos e eventos pagos:
Novos cursos e eventos pagos:
e-mail: novosprojetos@fundep.com.br
Cursos já existentes: suporte.extensao@fundep.com.br
E-mail para alunos dos cursos de extensão gerenciados financeiramente pela Fundep: suporte.extensao@fundep.com.br
Telefone Fundep (31) 2342-1212
Coordenador de projeto
Acessar: https://ec.fundep.ufmg.br/Site/login/login.aspx (Espaço do Coordenador)
Fale com a Fundep: https://www.fundep.ufmg.br/form
Perguntas frequentes Fundep: https://www.fundep.ufmg.br/faq
Atenção:
Verifique na Fundep se houve alteração dos documentos abaixo:
Formulário para composição da equipe do projeto
Telefone Fundep (31) 2342-1212